quinta-feira, 13 de junho de 2013

DOR DE DENTE



O dente doi por trauma ou por cárie.
E parece que o dente gosta mesmo de doer de madrugada, nos finais de semana e feriados. Quando a causa não é traumática, o dente começa a doer pela evolução da cárie.

 A cárie atinge a primeira camada do dente que é o esmalte. No esmalte tem-se apenas as porções finais das terminações nervosas, a dor não é intensa.
A pessoa pode ter nesta fase alguma ou nenhuma sensibilidade. Mas não se engane porque a cárie, na maioria das vezes, se apresenta em forma de pirâmide, ou seja, em cima do esmalte vemos apenas um pontinho escuro, mas por baixo ela pode estar muito maior. 

Quando a cárie evolui, ela atinge a dentina, a segunda camada do dente. Aí o dente já começa a doer, principalmente, durante as mastigações. Nesta fase o sinal vermelho já acende, porque se não houver tratamento adequado para a remoção do tecido cariado, a cárie atingirá a polpa dental e a dor se tornará insuportável. Quando a cárie atinge a polpa dental, que é a terceira camada do dente, instala-se um processo inflamatório da polpa dental em resposta ao processo infeccioso que é a cárie dental. 
Nesta fase só o tratamento de canal resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário