terça-feira, 28 de maio de 2013

POR DENTRO DA CÁRIE


A cárie dentária é uma doença infecto contagiosa causada pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes. 
A placa bacteriana representa um biofilme caracterizado por restos de alimentos + bactérias.

A cárie dentária é transmitida após a erupção dos dentes quando a bactéria Streptococcus do grupo mutans encontra uma superfície propícia, dura e não descamativa para fixar-se. A cárie dentária pode afetar várias estruturas do dente, tais como: o esmalte, a dentina e o cemento, levando a processos infecciosos e inflamatórios da polpa dental.


Os dentes estão em constante processo de desmineralização (perda de minerais) e remineralização (agregação de minerais).

As bactérias presentes na boca liberam ácidos quando metabolizam os alimentos que ficam acumulados nos dentes e língua. Isso causa a desmineralização dos dentes.
Na maior parte do tempo, a escovação e a própria saliva garantem a remineralização dos dentes através da presença do flúor.

A cárie dental acontece quando a quantidade e frequência de alimentos ricos em sacarose são grandes e a escovação dental é insuficiente ou inadequada, ou seja, a cárie ocorre quando a desmineralização dos dentes causada pelos ácidos liberados por bactérias presentes na boca é maior do que a remineralização obtida pelos minerais da saliva e pela escovação dentária. 


Se você possuir o Streptococcus mutans em sua flora, mas não deixar restos de alimentos nas superfícies dentais, a placa bacteriana não se formará, consequentemente, você não terá cáries. 


Como forma de prevenção:


. Dê preferência aos alimentos menos cariogênicos.

. Faça as refeições em horário regulares e evite as beliscadas constantes durante o dia.
. Os alimentos mais cariogênicos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação e sempre durante as refeições (doces, pães, bolos, biscoitos...).
. Escovar os dentes e passar fio dental após cada refeição (café da manha, almoço,  lanches e jantar).
. Utilizar creme dental fluoretado nas escovações.












Nenhum comentário:

Postar um comentário