Estamos enfocando outra vez o problema do Bruxismo. O Bruxismo é algo desagradável para o paciente, pois as faces incisais dos dentes ficam desgastadas e com sensibilidade, dores na ATM, dores de cabeça e nos músculos da face, além de outros problemas decorrentes.
No consultório nos deparamos vez ou outra com este tipo de problema e o mais indicado para estes casos é uma placa miorrelaxante. A placa não vai curar o Bruxismo, que é de causa idiopática, embora existam fortes evidências que esteja ligado ao stress e a ansiedade. Pessoas tensas, nervosas têm apresentado maior incidência de Bruxismo.
O mais desagradável é quando a restauração é justamente sobre o dentes que rangem durante à noite. Por mais perfeita que seja a restauração do dente, ela pode fraturar por conta do bruxismo e o paciente vai querer que o dentista refaça o trabalho. Antes de tudo é preciso conscientizar o paciente que ele precisa de uma placa miorrelaxante para ser utilizada enquanto ele dorme. O paciente precisa colaborar no sentido de se comprometer a dormir todas as noites com a placa.
A placa vai fazer com que os dentes diminuam a sobrecarga de atrito uns sobre os outros e quanto mais rígida ela for melhor. Nada de placas amolecidas, pois estimulam ainda mais o Bruxismo.